tag:blogger.com,1999:blog-79726061431786855752024-03-13T15:33:09.320-03:00SINAL INTELIGENTEBlogfólio com a finalidade de mostrar o andamento na disciplina LACTEA, do GRUPO 1 da turma de quinta-feira, do curso de Engenharia Mecânica (01/2009), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.Wendelhttp://www.blogger.com/profile/00623685929099996876noreply@blogger.comBlogger13125tag:blogger.com,1999:blog-7972606143178685575.post-13481638690464634892009-12-21T11:12:00.002-02:002009-12-21T11:18:30.401-02:00viver pode ser dificil... nao so as vezes... sempre...<div>penso nisso as vezes e em muitos destes pensamentos eu choro...</div><div>mas sabe no fim d tudo eu penso q vale a pena...</div><div>me sinto vivo...</div><div>vejo q ainda sou carne...</div><div>abaixo meu ego e me sinto bem...</div><div><br /></div><div>musicas me fazem sentir bem... algumas ate mau...</div><div>sabe tento escutar todos os sentimentos...</div><div><br /></div><div>dor e o gozo sao duas coisas q me atraem...</div><div>nao q eu seja um simples mazoca...</div><div>amo a dor e o clamor... mais uma vez me sinto vivo...</div>Henriquehttp://www.blogger.com/profile/17427883039727060931noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7972606143178685575.post-48197523165820216412009-06-18T15:01:00.002-03:002009-06-18T15:01:58.426-03:00Conclusão<span style="font-size:130%;">É um projeto inicialmente viável, que pelos valores inicias, de baixo custo final, mas que deve ser redefinido seus parâmetros de avaliação para melhor dimensionamento e facilitar sua execução.</span>Wendelhttp://www.blogger.com/profile/00623685929099996876noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7972606143178685575.post-4922575216364414732009-06-18T14:50:00.002-03:002009-06-18T15:02:39.596-03:00Auto avaliação<p style="MARGIN-TOP: 3pt; MARGIN-BOTTOM: 0pt; MARGIN-LEFT: 0.07in; VERTICAL-ALIGN: baseline; DIRECTION: ltr; TEXT-INDENT: 0in; unicode-bidi: embed; TEXT-ALIGN: left"><span style="COLOR: rgb(66,68,86)" >Auto avaliação dos integrantes<br /></span></p><p style="MARGIN-TOP: 3pt; MARGIN-BOTTOM: 0pt; MARGIN-LEFT: 0.07in; VERTICAL-ALIGN: baseline; DIRECTION: ltr; TEXT-INDENT: 0in; unicode-bidi: embed; TEXT-ALIGN: left"><span style="COLOR: rgb(66,68,86)"><br /><span ></span></span></p><p style="MARGIN-TOP: 3pt; MARGIN-BOTTOM: 0pt; MARGIN-LEFT: 0.07in; VERTICAL-ALIGN: baseline; DIRECTION: ltr; TEXT-INDENT: 0in; unicode-bidi: embed; TEXT-ALIGN: left"><span style="COLOR: rgb(66,68,86)" >Artur França Vieira da Silva - 8,0 pts</span></p><p style="MARGIN-TOP: 3pt; MARGIN-BOTTOM: 0pt; MARGIN-LEFT: 0.07in; VERTICAL-ALIGN: baseline; DIRECTION: ltr; TEXT-INDENT: 0in; unicode-bidi: embed; TEXT-ALIGN: left"><span style="COLOR: rgb(66,68,86)" >Henrique Barbosa Coura - 6,0 pts</span></p><p style="MARGIN-TOP: 3pt; MARGIN-BOTTOM: 0pt; MARGIN-LEFT: 0.07in; VERTICAL-ALIGN: baseline; DIRECTION: ltr; TEXT-INDENT: 0in; unicode-bidi: embed; TEXT-ALIGN: left"><span style="COLOR: rgb(66,68,86)" >Marco Túlio C. Borges - 6,0 pts</span></p><p style="MARGIN-TOP: 3pt; MARGIN-BOTTOM: 0pt; MARGIN-LEFT: 0.07in; VERTICAL-ALIGN: baseline; DIRECTION: ltr; TEXT-INDENT: 0in; unicode-bidi: embed; TEXT-ALIGN: left"><span style="COLOR: rgb(66,68,86)"></span><span ><span style="COLOR: rgb(66,68,86)">Wendel</span><span style="COLOR: rgb(66,68,86)"> Botelho </span><span style="COLOR: rgb(66,68,86)">Baldino</span><span style="COLOR: rgb(66,68,86)"> - 8,0 pts</span></span></p>Wendelhttp://www.blogger.com/profile/00623685929099996876noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7972606143178685575.post-24750870110887081642009-06-15T14:33:00.002-03:002009-06-15T14:44:18.773-03:00Definição do projetoInfelizmente não foi possível concluir o protótipo, devido a sua complexidade ter sido subestimada por nós durante seu planejamento e execução.<br />Após várias tentativas de superar as dificuldades de ordem dimensional, percebemos na reunião realizada no começo de junho que não se teria mais tempo hábil para sua conclusão, assim chegamos ao final do curso somente com a ideia do projeto mas sem o demonstrativo real de sua funcionalidade.<br />Mas sem desistir da mesma, iremos mostrar através de uma apresentação em PowerPoint o nosso sistema de automatização semafórica.<br />Atenciosamente, O GRUPO.<br />Obrigado!Wendelhttp://www.blogger.com/profile/00623685929099996876noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7972606143178685575.post-39994255248864916282009-05-12T19:24:00.002-03:002009-05-12T19:26:21.079-03:00DESCULPASViemos através desta postagem pedir desculpas pelo atraso na atualização do blog.<br /><br />Atenciosamente,<br /><br />O GRUPO.Wendelhttp://www.blogger.com/profile/00623685929099996876noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7972606143178685575.post-58137340106298072392009-05-12T19:06:00.002-03:002009-05-12T19:23:11.757-03:00FORMULÁRIO DE DESCRIÇÃO DE PROJETO1. TÍTULO DO PROJETO:<br /><br />SINAL INTELIGENTE<br /><br />2. EQUIPE:<br /><br />Prof. Orientador/Coord. do Projeto:<br /><br />Paulo Cezar Santos Ventura (LACTEA)<br /><br />Alunos:<br /><br />Artur França (Eng. Mecânica) - tu_fvs@hotmail.com<br />Henrique Coura (Eng. Mecânica)<br />Marco Túlio C. Borges (Eng. Mecânica) - marcotulio_2790@hotmail.com<br />Wendel Botelho Baldino (Eng. Mecânica) - wendel1590@yahoo.com.br<br /><br />3. SITUAÇÃO – PROBLEMA<br /><br /><div align="justify">Atualmente os serviços de emergência, vez ou outra, se encontram presos nos cruzamentos, devido muitas vezes ao fato do sinal estar fechado e os motoristas comuns não conseguirem liberar a passagem para o tal veículo com passagem preferencial.</div><br />4. OBJETIVOS DO PROJETO – Gerais e Específicos<br /><br /><div align="justify">Criação de um semáforo que, ao aproximar dos veículos com passagem preferencial, fique verde para assim ocorrer à liberação do fluxo e agilizar a chegada do mesmo ao seu destino, para assim minimizar o tempo para a prestação de auxilio a(s) pessoa(s) que se encontra(m) necessitada(s).</div><div align="justify"> </div>5. JUSTIFICATIVA:<br /><br /><div align="justify">Inicialmente procuramos soluções de baixo custo para situações de dia-a-dia, mas com alta utilidade prática, e no analisar as idéias vimos que atualmente milhares de veículos entram em circulação todos os dias em um sistema viário que não consegue acompanhar este crescimento, tornando-se um ponto de retenção nos horários de maior fluxo. Então vimos que esse projeto se encaixava perfeitamente, pois dependerá de materiais e constituição simples e, com os engarrafamentos vivenciados nas grandes cidades, este projeto poderá se mostrar um grande mecanismo para agilizar a prestação de socorro pelos serviços de emergência.Reconhecemos que algumas pedras no percurso poderão ser encontradas, como por exemplo, conseguir contactar a administradora de trânsito para entender o sistema atual de sinalização semafórica, mas nossa motivação e intenção de trabalhar para o auxilio de pessoas necessitadas de ajuda aliado a um projeto de baixo custo é grande e faremos de tudo para ao final do prazo dado pelo calendário acadêmico a disciplina de LACTEA termos o problema apresentado no tópico 3 resolvido.</div><div align="justify"> </div><div align="justify">6. METODOLOGIA (MATERIAL E MÉTODOS)</div><div align="justify"> </div><div align="justify">Inicialmente descreveremos o projeto, visando à melhor especificação possível, e posteriormente a geração de um protótipo para apresentação dos resultados.<br />O projeto será realizado através de reuniões semanais para verificação do seu andamento, principalmente como está a realização da etapa em vigor, junto de entrevistas com professores e engenheiros de trafego e pesquisa via literatura e internet.<br />O funcionamento se dará por um sensor instalado em solo, conectado a uma bobina, que ao passar do veículo de emergência – instalado com um imã na parte inferior da carroceria – fará com que surja uma iinduzida que irá ativar o sensor e, assim, interferir no sistema.Os materiais a serem usados serão led’s, um sensor de corrente, um imã, arame, um carrinho de brinquedo, uma pedaço de barra de ferro redonda, isopor, fio de cobre e pilha AA.</div><div align="justify"> </div><div align="justify">7. ETAPAS</div><div align="justify"> </div><div align="justify">1. Entender o sistema semafórico atual;<br />2. Conceber o projeto de adaptação para a solução da situação-problema;<br />3. Orçamento e compra dos materiais;<br />4. Montagem dos sensores;<br />5. Construção da maquete;<br />6. Teste do sistema;<br />7. Redação do relatório;8. Apresentação do trabalho.</div><div align="justify"> </div><div align="justify">7.1 Critérios e Instrumentos de Avaliação</div><div align="justify"> </div><div align="justify">* Blog para demonstrar o andamento do projeto;<br />* Formulário de descrição do projeto;<br />* Relatório sobre os dados do projeto final;</div><div align="justify">* Apresentação.</div><div align="justify"> </div><div align="justify">7.2 Avaliadores</div><div align="justify"> </div><div align="justify">Profº. Paulo Cezar Santos Ventura</div><div align="justify"> </div><div align="justify">8. CRONOGRAMA DE TRABALHO:</div><div align="justify"><br />1.Entender o sistema semafórico atual<br />06/04<br />23/04<br />2.Conceber o projeto de adaptação sistema<br />23/04<br />06/05<br />3.Orçamento e compra dos materiais<br />06/05<br />08/05<br />4.Montagem dos sensores<br />08/05<br />18/05<br />5.Construção da maquete<br />18/05<br />25/05<br />6.Teste da maquete<br />26/05<br />31/05<br />7.Redação do relatório<br />01/06<br />09/06<br />8.Apresentação do trabalho<br />09/06<br />16/06</div><div align="justify"> </div><div align="justify">9. ORÇAMENTO:</div><div align="justify"> </div><div align="justify"><br />9.1. CUSTEIO</div><div align="justify"><br />Servs.de terceiros:<br />Pessoa física<br /> <br />Servs.de terceiros:<br />pessoa jurídica<br /><br />Material de Consumo:</div><div align="justify"><br />4un - Led vermelho - Montagem do semáforo - R$ 1,00<br />4un - Led amarelo - Montagem do semáforo - R$ 1,00<br />4un - Led verde - Montagem do semáforo - R$ 1,00<br />1un - Sensor de corrente - Identificar o veículo com passagem preferencial e interferir no programa da sinalização semafórica, fazendo-a ficar verde - R$ 150,00<br />1un - Imã - Para ativação do sensor - R$ 3,00<br />1m - Fio de cobre - Para ativação do sensor - R$ 3,00<br />0,5m - Barra e ferro redonda - Para ativação do sensor - R$ 30,00<br />1un Carrinho em miniatura - Simulação de um veículo de emergência - R$ 7,00<br />1m -Fio de cobre - Ligação os led’s - R$ 3,00<br />2un - Pilha AA - Ligação os led’s - R$ 10,00<br />1m² - Isopor - Montagem da maquete - R$ 5,00<br /><br />Outros:<br /> <br />9.2. CAPITAL</div><div align="justify"> </div><div align="justify">Material<br />Permanente:<br /> <br />Equipamento:<br /><br />SOMA = R$ 214,00</div><div align="justify"> </div><div align="justify">Belo Horizonte, 17 de abril de 2009 </div>Wendelhttp://www.blogger.com/profile/00623685929099996876noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7972606143178685575.post-35182035330779951592009-04-16T10:18:00.003-03:002009-04-16T10:55:42.365-03:00Formulário preenchidoDepois de uma semana conturbada, está concluído o formulário descritivo do projeto.<br /><br />Depois de conversas e idéias, a justificativa para o projeto foi redigida em comum acordo, visando um bom entendimento para o seu leitor e tentando mostrar claramento o "POR QUÊ?" de termos selecionado este projeto para ser eleborado. Transcrevo-na abaixo:<br /><br />" Inicialmente procuramos soluções de baixo custo para situações de dia-a-dia, mas com alta utilidade prática, e no analisar as idéias vimos que atualmente milhares de veículos entram em circulação todos os dias em um sistema viário não consegue acompanhar este crescimento, tornando-se um ponto de retenção nos horários de maior fluxo, então vimos que esse projeto se encaixava perfeitamente, pois dependerá de materiais e constituição simples e, com os engarrafamentos vivenciados nas grandes cidades, este projeto poderá se mostrar um grande mecanismo para agilizar a prestação de socorro pelos serviços de emergência.<br />Reconhecemos que algumas pedras no percurso poderão ser encontradas, como, por exemplo, conseguir contactar a administradora de trânsito para entender o sistema atual de sinalização semafórica, mas nossa motivação e intenção de trabalhar para o auxilio de pessoas necessitas de ajuda aliado a um projeto de baixo custo é grande e faremos de tudo para ao final do prazo dado pelo calendário acadêmico a disciplina de LACTEA termos o problema apresentado no tópico 3 resolvido. "<br /><br />Os prazos foram determinados com base na realização da apresentação na semana final do curso. Eles levaram em conta o grau dificuldade da etapa vigente.<br /><br />Os preços foram estipulados conforme aferição de mercado, acrescidos de um variação, devido ainda não ter sido realizado os calculos de maneira precisa.<br /><br />Por fim, nesta semana, após a demorada resposta da BHTrans, iremos encontrar o melhor dia para uma visita técnica, para assim nos ajudar a entender o sistema de sinalização semafórica e concluir a primeira etapa do projeto.<br /><br />Até a próxima postagem!Wendelhttp://www.blogger.com/profile/00623685929099996876noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7972606143178685575.post-743743154820285942009-04-06T10:53:00.002-03:002009-04-06T11:03:39.609-03:00Escrevendo o formulário de projetoDepois de tanto aguardo e nenhuma resposta por parte da BHTrans, passamos a frente e estamos a escrever o formulário do projeto.<br /><br />Estamos a concluir todos os dados do formulário e na próxima postagem estaremos delatando o seu final.<br /><br />Abs.Wendelhttp://www.blogger.com/profile/00623685929099996876noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-7972606143178685575.post-39583645060032198052009-03-29T06:34:00.004-03:002009-03-29T06:49:42.203-03:00No aguardo da BHTransDurante está semana houve um contato, por e-mail e telefone, com a BHTrans para um encontro com a Engenharia de Tráfego, e assim entender o que existe hoje na parte de sinalização e controle de fluxo, para termos um ponto de partida em solo firme para o decorrer do projeto.<br /><br />Nosso pedido atualmente está em avaliação e temos como prazo máximo dia 1 de abril, próxima quarta-feira, para obtermos está resposta, para que assim, na reunião de quinta-feira, comecemos a planejar a realização o projeto.<br /><br />Até a próxima postagem!Wendelhttp://www.blogger.com/profile/00623685929099996876noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7972606143178685575.post-25085600202133060702009-03-19T19:26:00.000-03:002009-03-19T19:27:24.619-03:00DEFINIÇÃO DO TEMA DO PROJETOHoje tivemos um dia bem proveitoso rumo a solução de mais um problema do cotiano.<br /><br />Na reunião de hoje, ao analisar nossas ideias, vimos que atualmente os serviços de emergência, vez ou outra, se encontram presos nos cruzamentos devido muitas vezes ao sinal estar vermelho e os motoristas comuns não conseguirem liberar a passagem para o tal veículo de prestação de socorro.<br /><br />Então verificamos que seria bem legal e proveitoso a criação de um semaforo que, ao aproximar dos veículos de urgência, fique verde para assim ocorrer a liberação do fluxo e agilizar a chegada do mesmo ao destino.<br /><br />E com essa analise, entramos num acordo e ficou decidido que iremos trabalhar na montagem de tal semafaro, tendo o projeto o nome de "SINAL INTELIGENTE".<br /><br />Agora, o próximo passo será entrar em contato com a BHTrans para enteder como fuciona o sistema de analise de fluxo e, assim, ver se tal sistema pode ser usado como base para a realização do projeto.Wendelhttp://www.blogger.com/profile/00623685929099996876noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-7972606143178685575.post-78408128679525008412009-03-19T19:21:00.001-03:002009-03-19T19:22:46.201-03:00Boas vindas aos novos membrosHoje também tivemos a entrada de dois novos membros a nossa equipe de trabalho.<br /><br />Desejamo-lhes boas vindas:<br /><br /><ul><li>Henrique; e</li><li>Marco Túlio.</li></ul><p> </p><p>Bem vindos a equipe!</p>Wendelhttp://www.blogger.com/profile/00623685929099996876noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7972606143178685575.post-619336384578785592009-03-14T18:25:00.001-03:002009-03-14T23:13:16.891-03:00Semana 1Devido a correria desta semana, a postagem relatando o seu decorrer atrasou.<br /><br />Devido a um integrante do nosso grupo ter saído repentinamente da instituição sem aviso prévio, a definição do tema do projeto acabou sendo adiada para que se fosse decidida a situação do próprio grupo.<br /><br />Após definirmos que o grupo vai continuar mesmo após esta baixa no número de membros, a definição do tema do trabalho ficou adiada para está semana.<br /><br />Abs.<br /><br />Até a próxima postagem.Wendelhttp://www.blogger.com/profile/00623685929099996876noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-7972606143178685575.post-88730021420618823422009-03-06T08:18:00.000-03:002009-03-06T09:24:23.213-03:00InícioComeça hoje, dia 06/03/2009, a funcionar o blog para mais um problema do dia-a-dia ser debatido e solucionado.<br /><br />Ontem programamos difinir até segunda-feira, dia 08/03/2009, o tema do projeto para já começar a pensar na sua solução.<br /><br />Na próxima postagem já teremos a definição e o relato da primeira conversa sobre o projeto.Wendelhttp://www.blogger.com/profile/00623685929099996876noreply@blogger.com0