Viemos através desta postagem pedir desculpas pelo atraso na atualização do blog.
Atenciosamente,
O GRUPO.
12 de maio de 2009
FORMULÁRIO DE DESCRIÇÃO DE PROJETO
1. TÍTULO DO PROJETO:
SINAL INTELIGENTE
2. EQUIPE:
Prof. Orientador/Coord. do Projeto:
Paulo Cezar Santos Ventura (LACTEA)
Alunos:
Artur França (Eng. Mecânica) - tu_fvs@hotmail.com
Henrique Coura (Eng. Mecânica)
Marco Túlio C. Borges (Eng. Mecânica) - marcotulio_2790@hotmail.com
Wendel Botelho Baldino (Eng. Mecânica) - wendel1590@yahoo.com.br
3. SITUAÇÃO – PROBLEMA
4. OBJETIVOS DO PROJETO – Gerais e Específicos
5. JUSTIFICATIVA:
1.Entender o sistema semafórico atual
06/04
23/04
2.Conceber o projeto de adaptação sistema
23/04
06/05
3.Orçamento e compra dos materiais
06/05
08/05
4.Montagem dos sensores
08/05
18/05
5.Construção da maquete
18/05
25/05
6.Teste da maquete
26/05
31/05
7.Redação do relatório
01/06
09/06
8.Apresentação do trabalho
09/06
16/06
9.1. CUSTEIO
Servs.de terceiros:
Pessoa física
Servs.de terceiros:
pessoa jurídica
Material de Consumo:
4un - Led vermelho - Montagem do semáforo - R$ 1,00
4un - Led amarelo - Montagem do semáforo - R$ 1,00
4un - Led verde - Montagem do semáforo - R$ 1,00
1un - Sensor de corrente - Identificar o veículo com passagem preferencial e interferir no programa da sinalização semafórica, fazendo-a ficar verde - R$ 150,00
1un - Imã - Para ativação do sensor - R$ 3,00
1m - Fio de cobre - Para ativação do sensor - R$ 3,00
0,5m - Barra e ferro redonda - Para ativação do sensor - R$ 30,00
1un Carrinho em miniatura - Simulação de um veículo de emergência - R$ 7,00
1m -Fio de cobre - Ligação os led’s - R$ 3,00
2un - Pilha AA - Ligação os led’s - R$ 10,00
1m² - Isopor - Montagem da maquete - R$ 5,00
Outros:
9.2. CAPITAL
SINAL INTELIGENTE
2. EQUIPE:
Prof. Orientador/Coord. do Projeto:
Paulo Cezar Santos Ventura (LACTEA)
Alunos:
Artur França (Eng. Mecânica) - tu_fvs@hotmail.com
Henrique Coura (Eng. Mecânica)
Marco Túlio C. Borges (Eng. Mecânica) - marcotulio_2790@hotmail.com
Wendel Botelho Baldino (Eng. Mecânica) - wendel1590@yahoo.com.br
3. SITUAÇÃO – PROBLEMA
Atualmente os serviços de emergência, vez ou outra, se encontram presos nos cruzamentos, devido muitas vezes ao fato do sinal estar fechado e os motoristas comuns não conseguirem liberar a passagem para o tal veículo com passagem preferencial.
4. OBJETIVOS DO PROJETO – Gerais e Específicos
Criação de um semáforo que, ao aproximar dos veículos com passagem preferencial, fique verde para assim ocorrer à liberação do fluxo e agilizar a chegada do mesmo ao seu destino, para assim minimizar o tempo para a prestação de auxilio a(s) pessoa(s) que se encontra(m) necessitada(s).
Inicialmente procuramos soluções de baixo custo para situações de dia-a-dia, mas com alta utilidade prática, e no analisar as idéias vimos que atualmente milhares de veículos entram em circulação todos os dias em um sistema viário que não consegue acompanhar este crescimento, tornando-se um ponto de retenção nos horários de maior fluxo. Então vimos que esse projeto se encaixava perfeitamente, pois dependerá de materiais e constituição simples e, com os engarrafamentos vivenciados nas grandes cidades, este projeto poderá se mostrar um grande mecanismo para agilizar a prestação de socorro pelos serviços de emergência.Reconhecemos que algumas pedras no percurso poderão ser encontradas, como por exemplo, conseguir contactar a administradora de trânsito para entender o sistema atual de sinalização semafórica, mas nossa motivação e intenção de trabalhar para o auxilio de pessoas necessitadas de ajuda aliado a um projeto de baixo custo é grande e faremos de tudo para ao final do prazo dado pelo calendário acadêmico a disciplina de LACTEA termos o problema apresentado no tópico 3 resolvido.
6. METODOLOGIA (MATERIAL E MÉTODOS)
Inicialmente descreveremos o projeto, visando à melhor especificação possível, e posteriormente a geração de um protótipo para apresentação dos resultados.
O projeto será realizado através de reuniões semanais para verificação do seu andamento, principalmente como está a realização da etapa em vigor, junto de entrevistas com professores e engenheiros de trafego e pesquisa via literatura e internet.
O funcionamento se dará por um sensor instalado em solo, conectado a uma bobina, que ao passar do veículo de emergência – instalado com um imã na parte inferior da carroceria – fará com que surja uma iinduzida que irá ativar o sensor e, assim, interferir no sistema.Os materiais a serem usados serão led’s, um sensor de corrente, um imã, arame, um carrinho de brinquedo, uma pedaço de barra de ferro redonda, isopor, fio de cobre e pilha AA.
O projeto será realizado através de reuniões semanais para verificação do seu andamento, principalmente como está a realização da etapa em vigor, junto de entrevistas com professores e engenheiros de trafego e pesquisa via literatura e internet.
O funcionamento se dará por um sensor instalado em solo, conectado a uma bobina, que ao passar do veículo de emergência – instalado com um imã na parte inferior da carroceria – fará com que surja uma iinduzida que irá ativar o sensor e, assim, interferir no sistema.Os materiais a serem usados serão led’s, um sensor de corrente, um imã, arame, um carrinho de brinquedo, uma pedaço de barra de ferro redonda, isopor, fio de cobre e pilha AA.
7. ETAPAS
1. Entender o sistema semafórico atual;
2. Conceber o projeto de adaptação para a solução da situação-problema;
3. Orçamento e compra dos materiais;
4. Montagem dos sensores;
5. Construção da maquete;
6. Teste do sistema;
7. Redação do relatório;8. Apresentação do trabalho.
2. Conceber o projeto de adaptação para a solução da situação-problema;
3. Orçamento e compra dos materiais;
4. Montagem dos sensores;
5. Construção da maquete;
6. Teste do sistema;
7. Redação do relatório;8. Apresentação do trabalho.
7.1 Critérios e Instrumentos de Avaliação
* Blog para demonstrar o andamento do projeto;
* Formulário de descrição do projeto;
* Relatório sobre os dados do projeto final;
* Formulário de descrição do projeto;
* Relatório sobre os dados do projeto final;
* Apresentação.
7.2 Avaliadores
Profº. Paulo Cezar Santos Ventura
8. CRONOGRAMA DE TRABALHO:
1.Entender o sistema semafórico atual
06/04
23/04
2.Conceber o projeto de adaptação sistema
23/04
06/05
3.Orçamento e compra dos materiais
06/05
08/05
4.Montagem dos sensores
08/05
18/05
5.Construção da maquete
18/05
25/05
6.Teste da maquete
26/05
31/05
7.Redação do relatório
01/06
09/06
8.Apresentação do trabalho
09/06
16/06
9. ORÇAMENTO:
9.1. CUSTEIO
Servs.de terceiros:
Pessoa física
Servs.de terceiros:
pessoa jurídica
Material de Consumo:
4un - Led vermelho - Montagem do semáforo - R$ 1,00
4un - Led amarelo - Montagem do semáforo - R$ 1,00
4un - Led verde - Montagem do semáforo - R$ 1,00
1un - Sensor de corrente - Identificar o veículo com passagem preferencial e interferir no programa da sinalização semafórica, fazendo-a ficar verde - R$ 150,00
1un - Imã - Para ativação do sensor - R$ 3,00
1m - Fio de cobre - Para ativação do sensor - R$ 3,00
0,5m - Barra e ferro redonda - Para ativação do sensor - R$ 30,00
1un Carrinho em miniatura - Simulação de um veículo de emergência - R$ 7,00
1m -Fio de cobre - Ligação os led’s - R$ 3,00
2un - Pilha AA - Ligação os led’s - R$ 10,00
1m² - Isopor - Montagem da maquete - R$ 5,00
Outros:
9.2. CAPITAL
Material
Permanente:
Equipamento:
SOMA = R$ 214,00
Permanente:
Equipamento:
SOMA = R$ 214,00
Belo Horizonte, 17 de abril de 2009
16 de abril de 2009
Formulário preenchido
Depois de uma semana conturbada, está concluído o formulário descritivo do projeto.
Depois de conversas e idéias, a justificativa para o projeto foi redigida em comum acordo, visando um bom entendimento para o seu leitor e tentando mostrar claramento o "POR QUÊ?" de termos selecionado este projeto para ser eleborado. Transcrevo-na abaixo:
" Inicialmente procuramos soluções de baixo custo para situações de dia-a-dia, mas com alta utilidade prática, e no analisar as idéias vimos que atualmente milhares de veículos entram em circulação todos os dias em um sistema viário não consegue acompanhar este crescimento, tornando-se um ponto de retenção nos horários de maior fluxo, então vimos que esse projeto se encaixava perfeitamente, pois dependerá de materiais e constituição simples e, com os engarrafamentos vivenciados nas grandes cidades, este projeto poderá se mostrar um grande mecanismo para agilizar a prestação de socorro pelos serviços de emergência.
Reconhecemos que algumas pedras no percurso poderão ser encontradas, como, por exemplo, conseguir contactar a administradora de trânsito para entender o sistema atual de sinalização semafórica, mas nossa motivação e intenção de trabalhar para o auxilio de pessoas necessitas de ajuda aliado a um projeto de baixo custo é grande e faremos de tudo para ao final do prazo dado pelo calendário acadêmico a disciplina de LACTEA termos o problema apresentado no tópico 3 resolvido. "
Os prazos foram determinados com base na realização da apresentação na semana final do curso. Eles levaram em conta o grau dificuldade da etapa vigente.
Os preços foram estipulados conforme aferição de mercado, acrescidos de um variação, devido ainda não ter sido realizado os calculos de maneira precisa.
Por fim, nesta semana, após a demorada resposta da BHTrans, iremos encontrar o melhor dia para uma visita técnica, para assim nos ajudar a entender o sistema de sinalização semafórica e concluir a primeira etapa do projeto.
Até a próxima postagem!
Depois de conversas e idéias, a justificativa para o projeto foi redigida em comum acordo, visando um bom entendimento para o seu leitor e tentando mostrar claramento o "POR QUÊ?" de termos selecionado este projeto para ser eleborado. Transcrevo-na abaixo:
" Inicialmente procuramos soluções de baixo custo para situações de dia-a-dia, mas com alta utilidade prática, e no analisar as idéias vimos que atualmente milhares de veículos entram em circulação todos os dias em um sistema viário não consegue acompanhar este crescimento, tornando-se um ponto de retenção nos horários de maior fluxo, então vimos que esse projeto se encaixava perfeitamente, pois dependerá de materiais e constituição simples e, com os engarrafamentos vivenciados nas grandes cidades, este projeto poderá se mostrar um grande mecanismo para agilizar a prestação de socorro pelos serviços de emergência.
Reconhecemos que algumas pedras no percurso poderão ser encontradas, como, por exemplo, conseguir contactar a administradora de trânsito para entender o sistema atual de sinalização semafórica, mas nossa motivação e intenção de trabalhar para o auxilio de pessoas necessitas de ajuda aliado a um projeto de baixo custo é grande e faremos de tudo para ao final do prazo dado pelo calendário acadêmico a disciplina de LACTEA termos o problema apresentado no tópico 3 resolvido. "
Os prazos foram determinados com base na realização da apresentação na semana final do curso. Eles levaram em conta o grau dificuldade da etapa vigente.
Os preços foram estipulados conforme aferição de mercado, acrescidos de um variação, devido ainda não ter sido realizado os calculos de maneira precisa.
Por fim, nesta semana, após a demorada resposta da BHTrans, iremos encontrar o melhor dia para uma visita técnica, para assim nos ajudar a entender o sistema de sinalização semafórica e concluir a primeira etapa do projeto.
Até a próxima postagem!
6 de abril de 2009
Escrevendo o formulário de projeto
Depois de tanto aguardo e nenhuma resposta por parte da BHTrans, passamos a frente e estamos a escrever o formulário do projeto.
Estamos a concluir todos os dados do formulário e na próxima postagem estaremos delatando o seu final.
Abs.
Estamos a concluir todos os dados do formulário e na próxima postagem estaremos delatando o seu final.
Abs.
29 de março de 2009
No aguardo da BHTrans
Durante está semana houve um contato, por e-mail e telefone, com a BHTrans para um encontro com a Engenharia de Tráfego, e assim entender o que existe hoje na parte de sinalização e controle de fluxo, para termos um ponto de partida em solo firme para o decorrer do projeto.
Nosso pedido atualmente está em avaliação e temos como prazo máximo dia 1 de abril, próxima quarta-feira, para obtermos está resposta, para que assim, na reunião de quinta-feira, comecemos a planejar a realização o projeto.
Até a próxima postagem!
Nosso pedido atualmente está em avaliação e temos como prazo máximo dia 1 de abril, próxima quarta-feira, para obtermos está resposta, para que assim, na reunião de quinta-feira, comecemos a planejar a realização o projeto.
Até a próxima postagem!
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