18 de junho de 2009

Conclusão

É um projeto inicialmente viável, que pelos valores inicias, de baixo custo final, mas que deve ser redefinido seus parâmetros de avaliação para melhor dimensionamento e facilitar sua execução.

Auto avaliação

Auto avaliação dos integrantes


Artur França Vieira da Silva - 8,0 pts

Henrique Barbosa Coura - 6,0 pts

Marco Túlio C. Borges - 6,0 pts

Wendel Botelho Baldino - 8,0 pts

15 de junho de 2009

Definição do projeto

Infelizmente não foi possível concluir o protótipo, devido a sua complexidade ter sido subestimada por nós durante seu planejamento e execução.
Após várias tentativas de superar as dificuldades de ordem dimensional, percebemos na reunião realizada no começo de junho que não se teria mais tempo hábil para sua conclusão, assim chegamos ao final do curso somente com a ideia do projeto mas sem o demonstrativo real de sua funcionalidade.
Mas sem desistir da mesma, iremos mostrar através de uma apresentação em PowerPoint o nosso sistema de automatização semafórica.
Atenciosamente, O GRUPO.
Obrigado!

12 de maio de 2009

DESCULPAS

Viemos através desta postagem pedir desculpas pelo atraso na atualização do blog.

Atenciosamente,

O GRUPO.

FORMULÁRIO DE DESCRIÇÃO DE PROJETO

1. TÍTULO DO PROJETO:

SINAL INTELIGENTE

2. EQUIPE:

Prof. Orientador/Coord. do Projeto:

Paulo Cezar Santos Ventura (LACTEA)

Alunos:

Artur França (Eng. Mecânica) - tu_fvs@hotmail.com
Henrique Coura (Eng. Mecânica)
Marco Túlio C. Borges (Eng. Mecânica) - marcotulio_2790@hotmail.com
Wendel Botelho Baldino (Eng. Mecânica) - wendel1590@yahoo.com.br

3. SITUAÇÃO – PROBLEMA

Atualmente os serviços de emergência, vez ou outra, se encontram presos nos cruzamentos, devido muitas vezes ao fato do sinal estar fechado e os motoristas comuns não conseguirem liberar a passagem para o tal veículo com passagem preferencial.

4. OBJETIVOS DO PROJETO – Gerais e Específicos

Criação de um semáforo que, ao aproximar dos veículos com passagem preferencial, fique verde para assim ocorrer à liberação do fluxo e agilizar a chegada do mesmo ao seu destino, para assim minimizar o tempo para a prestação de auxilio a(s) pessoa(s) que se encontra(m) necessitada(s).
5. JUSTIFICATIVA:

Inicialmente procuramos soluções de baixo custo para situações de dia-a-dia, mas com alta utilidade prática, e no analisar as idéias vimos que atualmente milhares de veículos entram em circulação todos os dias em um sistema viário que não consegue acompanhar este crescimento, tornando-se um ponto de retenção nos horários de maior fluxo. Então vimos que esse projeto se encaixava perfeitamente, pois dependerá de materiais e constituição simples e, com os engarrafamentos vivenciados nas grandes cidades, este projeto poderá se mostrar um grande mecanismo para agilizar a prestação de socorro pelos serviços de emergência.Reconhecemos que algumas pedras no percurso poderão ser encontradas, como por exemplo, conseguir contactar a administradora de trânsito para entender o sistema atual de sinalização semafórica, mas nossa motivação e intenção de trabalhar para o auxilio de pessoas necessitadas de ajuda aliado a um projeto de baixo custo é grande e faremos de tudo para ao final do prazo dado pelo calendário acadêmico a disciplina de LACTEA termos o problema apresentado no tópico 3 resolvido.
6. METODOLOGIA (MATERIAL E MÉTODOS)
Inicialmente descreveremos o projeto, visando à melhor especificação possível, e posteriormente a geração de um protótipo para apresentação dos resultados.
O projeto será realizado através de reuniões semanais para verificação do seu andamento, principalmente como está a realização da etapa em vigor, junto de entrevistas com professores e engenheiros de trafego e pesquisa via literatura e internet.
O funcionamento se dará por um sensor instalado em solo, conectado a uma bobina, que ao passar do veículo de emergência – instalado com um imã na parte inferior da carroceria – fará com que surja uma iinduzida que irá ativar o sensor e, assim, interferir no sistema.Os materiais a serem usados serão led’s, um sensor de corrente, um imã, arame, um carrinho de brinquedo, uma pedaço de barra de ferro redonda, isopor, fio de cobre e pilha AA.
7. ETAPAS
1. Entender o sistema semafórico atual;
2. Conceber o projeto de adaptação para a solução da situação-problema;
3. Orçamento e compra dos materiais;
4. Montagem dos sensores;
5. Construção da maquete;
6. Teste do sistema;
7. Redação do relatório;8. Apresentação do trabalho.
7.1 Critérios e Instrumentos de Avaliação
* Blog para demonstrar o andamento do projeto;
* Formulário de descrição do projeto;
* Relatório sobre os dados do projeto final;
* Apresentação.
7.2 Avaliadores
Profº. Paulo Cezar Santos Ventura
8. CRONOGRAMA DE TRABALHO:

1.Entender o sistema semafórico atual
06/04
23/04
2.Conceber o projeto de adaptação sistema
23/04
06/05
3.Orçamento e compra dos materiais
06/05
08/05
4.Montagem dos sensores
08/05
18/05
5.Construção da maquete
18/05
25/05
6.Teste da maquete
26/05
31/05
7.Redação do relatório
01/06
09/06
8.Apresentação do trabalho
09/06
16/06
9. ORÇAMENTO:

9.1. CUSTEIO

Servs.de terceiros:
Pessoa física

Servs.de terceiros:
pessoa jurídica

Material de Consumo:

4un - Led vermelho - Montagem do semáforo - R$ 1,00
4un - Led amarelo - Montagem do semáforo - R$ 1,00
4un - Led verde - Montagem do semáforo - R$ 1,00
1un - Sensor de corrente - Identificar o veículo com passagem preferencial e interferir no programa da sinalização semafórica, fazendo-a ficar verde - R$ 150,00
1un - Imã - Para ativação do sensor - R$ 3,00
1m - Fio de cobre - Para ativação do sensor - R$ 3,00
0,5m - Barra e ferro redonda - Para ativação do sensor - R$ 30,00
1un Carrinho em miniatura - Simulação de um veículo de emergência - R$ 7,00
1m -Fio de cobre - Ligação os led’s - R$ 3,00
2un - Pilha AA - Ligação os led’s - R$ 10,00
1m² - Isopor - Montagem da maquete - R$ 5,00

Outros:

9.2. CAPITAL
Material
Permanente:

Equipamento:

SOMA = R$ 214,00
Belo Horizonte, 17 de abril de 2009